07 outubro 2010

Onde está a infância?


Onde está a infância??
Parece que hoje as crianças não são mais como as crianças do meu tempo. Tive a oportunidade de brincar na rua, brincar de casinha, escolinha, pique e etc. Eu fui feliz! No meu tempo havia programas infantis de criança para criança. No meu tempo, eu fui criança!

Não quero ser saudosista, longe de mim! O que eu observo é que a adolescência começa a cada dia mais cedo. Quero que você cite, trabalhos voltados para a criança que atinjam as grandes massas! Vamos lá, vamos tentar!

Difícil! Se você perguntar para uma criança pequena, a música que ela gosta, talvez diga a você, Justin Bieber, Restart ou até mesmo um pagode ou um funk proibidão e isso é muito triste! O comércio descobriu que ser teen dá dinheiro!

Temos excelentes músicos que fazem trabalhos voltados para criança, é o caso do maravilhoso Palavra Cantada, mas infelizmente a maioria da população nunca nem ouviu falar! Somente os pais mais esclarecidos procuram músicas de qualidade para seus filhos. Tem a oportunidade de levá-los a shows, eventos, teatro. Podemos citar outros artistas como Bia Bedram e os trabalhos de Adriana Partimplim e o "Pequeno Cidadão" de Arnaldo Antunes.

Ontem assisti no canal SESC TV o especial: "Era Iluminada- Canções Infantis" com Luiza Possi, Marcelo Pretto, Toni Garrido e Ná Ozzetti, onde interpretam músicas infantis de diversas épocas. Como foi bom, músicas de qualidade! Lamento que as grandes mídias não tem o interesse em divulgar trabalhos assim, então, fica só para a "elite".

Aí eu falo e repito: no meu tempo, eu ouvia MPB4 -"Quem advinha o que é?", ganhei este disco e ouvi até furar!! A trilha sonora do filme "Os Saltimbancos Trapalhões" assinada por Chico Buarque, quer coisa melhor?! "Uma pirueta, duas piruetas! Bravo! Bravo!".
E os especias para a TV? Toda criança ficava acordada até mais tarde para assistir, "Pluct Plact Zum", com nomes de peso, como: Maria Betânia, Eduardo Dusek e Raul Seixas, entre outros; "A Casa de Brinquedos" de Toquinho, "A Arca de Noé" I e II de Vinícius de Moraes, só pra citar alguns. Músicas que cantamos até hoje!

Onde está a infância? Usando roupas, maquiagem como se já estivessem com 15 anos? Vendo BBB, Fazenda e similares? Lendo Capricho e se apaixonando pelos "Colírios"? Na frente do computador? (nada contra, mas com moderação). Onde está a infância?
E aí entra a escola. É dever do professor da Educação Infantil selecionar músicas de qualidade. Mostrar para aquele pequeno, que existe um mundo além do Rebolation. Mas para isso ele precisa também se abrir para o conhecimento e buscar sempre recursos para sua aula que primem pela qualidade.
Foi um desabafo!!

Dayse Malagole






2 comentários:

  1. Oi, Dayse!

    Adorei a postagem e seu blog.

    beijos e bom feriado!

    ResponderExcluir
  2. Também tenho essa mesma sensação. É muito triste realmente. Só nós temos a preocupação de reverte esse quadro. Temos que ser muito fortes para remar contra a maré.
    Bjssssssssss
    Simone

    ResponderExcluir