08 setembro 2009

A árvore generosa

A árvore generosa


Ontem uma amiga me apresentou um livro excelente, "A árvore generosa". Ainda não o conhecia e fiquei encantada com o amor entre uma árvore e um menino, um verdadeiro amor. É um livro poético e ecológico. Lindo vale a pena ler!!








A ÁRVORE GENEROSA - UMA APRENDIZAGEM DO AFETO


Este é o título mais conhecido de Shel Silverstein. O clássico de 1964 comoveu gerações com a história do amor entre uma árvore e um menino. A capa - em preto-e-branco nos outros livros do autor - aqui é colorida em dois tons de verde, nos dando logo uma pista da importância do caráter ecológico da fábula.
A árvore é a amiga amorosa que dá tudo ao menino: suas folhas, seus frutos, sua sombra. O menino também ama a árvore, a grande companheira de todos os dias: sobe em seu tronco, se pendura nos galhos, brinca de esconde-esconde. Até que vai crescendo, se torna adolescente, depois adulto. E, pouco a pouco, deixaa amiga de lado.
"Estou grande demais para brincar", diz o menino, que então precisa de dinheiro para comprar "muitas coisas". A árvore fornece suas maçãs, para o jovem vender. Depois seus galhos, para o homem construir sua casa. E a história acompanha o passar do tempo até a velhice do homem - que até o fim, já bem velho e cansado, ainda é chamado de menino pela árvore.
Em primeiro plano, uma lição de consciência ecológica: o homem pequeno, mesquinho, frente à generosidade e a força da natureza. No entanto, a dinâmica que vemos entre o menino e a árvore fala também da passagem do tempo e dos valores que são reavaliados com ela. A árvore ensina, por meio do afeto, uma relação de troca sincera e desinteressada - essa que o homem parece desaprender nas exigências da vida adulta.





No Brasil, a obra ganhou maior notoriedade graças à tradução do escritor Fernando Sabino, que volta em nova edição da Cosac Naify.



Saiba mais:



http://www.apromac.org.br/ea002.htm



http://www.cosacnaify.com.br/loja/detalhes.asp?codigo_produto=707&language=pt&showPromo=True#

2 comentários:

  1. Conheci este livro pela Dayse e fiquei encantada. Uma história muito linda e que me emocionou ao contar em sala para minha turma. Vale apena conferir. Beijos da profª Fernanda da 1402 da J. Carlos.

    ResponderExcluir
  2. Gostei tanto do livro que resolvi usá-lo como avaliação de interpretação do 3º Bimestre para minha turma de 4º ano. Como os alunos já tinham ouvido a história, todos logo reconheceram o título e tiveram um bom desempenho na avaliação. Todos gostaram muito e se sentiram bem a vontade com o texto. Fiquei muito satisfeita com o desempenho de meus alunos e espero que eles levem essa história para sempre. Beijos da profª Fernanda da J. Carlos.

    ResponderExcluir