17 setembro 2009

Grandes Autores da Literatura Infantil

No CORREIO ESCOLAR de nossa escola, cada sala tem um endereço. Como nosso projeto é o LER E CONSTRUIR, resolvemos então criar endereços inspirados em grandes nomes da Literatura Infantil. Assim, além de mandar uma cartinha pra alguém querido, as crianças também puderam conhecer mais sobre a vida e obra desses maravilhosos autores.
Na porta de cada sala tem uma plaquinha com as informações sobre o autor.
Então vamos lá...
Sala 6 - Educação Infantil
Quem é Vinícius de Moraes ?

(1913-1980)
“Poetinha” como era chamado, foi poeta, um dos mais famosos compositores da música popular brasileira e um dos fundadores da bossa-nova.


A casa

Era uma casa
Muito engraçada
Não tinha teto
Não tinha nada
Ninguém podia
Entrar nela não
Porque na casa
Não tinha chão
Ninguém podia
Dormir na rede
Porque na casa
Não tinha parede
Ninguém podia
Fazer pipi
Porque penico
Não tinha ali
Mas era feita
Com muito esmero
Na Rua dos Bobos
Número Zero.

Sala 6 - Turma 1101

Quem é Maurício de Sousa ?


Mauricio de Sousa
(Santa Isabel, 27 de outubro de 1935)
é um dos mais famosos cartunistas do Brasil, criador da "Turma da Mônica".

Sala 5 - Turma 1201

Quem é Monteiro Lobato ?

José Bento Renato Monteiro Lobato (Taubaté, 18 de abril de 1882 / São Paulo, 4 de julho de 1948) foi um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX. Foi o "precursor" da literatura infantil brasileira. Criou o “Sítio do Pica-Pau Amarelo”. >>>

Sala 05 - Turma 1202

Quem é Tatiana Belink ?


Tatiana Belinky (São Petersburgo, 18 de março de 1919) é uma das
mais importantes escritoras infanto-juvenis contemporâneas. De sua vasta obra,
destacam-se: "Coral dos Bichos", "Limeriques", "O Grande Rabanete", "Di-versos russos",
"Limerique das Coisas Boas".
Sala 5 - Turma 1301

Quem é Cecília Meireles ?


Cecília Benevides de Carvalho Meireles (Rio de Janeiro, 7
de novembro de 1901 / Rio de Janeiro, 9 de novembro de 1964) foi uma poetisa, professora e jornalista brasileira.


"Ou se tem chuva ou não se tem sol,

ou se tem sol ou não se tem chuva!...
Mas não consegui entender ainda
qual é melhor:
se é isto ou aquilo. "¨


Sala 04 - turma 1202
Quem é Eva Furnari?



Eva Furnari (Roma, 15 de novembro de 1948) é uma ilustradora e escritora
ítalo-brasileira.
Sua personagem mais famosa: a Bruxinha.



Sala 3 - Turma 1402
Quem é Ana Maria Machado ?

Ana Maria Machado (Rio de Janeiro, 24 de dezembro de 1941) é uma jornalista, professora, pintora e escritora brasileira. Em 2000, quando recebeu o Prêmio Hans Christian Andersen, o mais importante prêmio de literatura infantil.

Sala 3 - Turma 1401

Quem é Ruth Rocha ?


Ruth Rocha (São Paulo, 2 de março, 1931) é uma escritora brasileira de livros infantis. Sua obra mais conhecida é Marcelo, Marmelo, Martelo, que já vendeu mais de um milhão de livros. Hoje, tem mais de 130 títulos publicados, com traduções de 25 idiomas.

Sala 2 - Turma 1501
Quem é Pedro Bandeira ?



Pedro Bandeira de Luna Filho (Santos, 9 de março de 1942) é um escritor brasileiro de livros infanto-juvenis. É autor de setenta e sete livros publicados, entre eles títulos consagrados como a série Os Karas, A marca de uma lágrima, Agora estou sozinha..., A hora da verdade e Prova de Fogo.

Sala 3 - Turma 1502

Quem é Elias José ?

O escritor Elias José, publicou 114 livros divididos em romances, novelas, contos e didáticos, o escritor preferia escrever para crianças e adolescentes.
Elias afirmava que a leitura deve ser um prazer e que os pais devem incentivar seus filhos a ler desde pequenos.


RIMAS MALUCAS
Cada macaco,
Com seu caco.
Cada galinha,
Com sua linha....
Cada elefante,
Com seu turbante.
Cada leão,
com seu jubão.
Cada peru,
Com seu gluglu.
Cada tucano,
Com o seu cano.


Sala 1 - Sala de Recursos
Quem é Mary França ?

O casal Mary e Eliardo França é um dos grandes fenômenos do mercado editorial brasileiro. Autores de livros para crianças há 39 anos, juntos têm mais de 140 títulos publicados. Para Mary França, “É muito prazeroso escolher as palavras, brincar com seus sons, buscar ritmo para o texto, chamar atenção para velhas ou novas idéias, aguçar a criatividade de outros, fazer rir ou emocionar alguém...”


Secretaria
Quem é Jorge Amado ?


Jorge Leal Amado de Faria foi um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos. Ele é o autor mais adaptado da televisão brasileira, verdadeiros sucessos como Tieta, Gabriela e Tereza Batista são criações suas, além de Dona Flor e Seus Dois Maridos.


Coordenação/ Educação Física

Quem é Bia Bedran ?



Bia Bedran, é uma compositora, cantora, atriz e educadora musical brasileira.

"Perdi meu anel no mar

não pude mais encontrar
E o mar, me trouxe a concha,
de presente prá me dar....
Parou na goela da baleia,
ou foi pro dedo da sereia,
ou quem sabe um pescador
encontrou o anel,
e deu pro seu amor."



Sala de Leitura
Quem é Ziraldo?



Ziraldo Alves Pinto (Caratinga, 24 de outubro de 1932) é um cartunista, chargista, pintor, dramaturgo, escritor, desenhista e jornalista brasileiro. É o criador de personagens famosos, como o Menino Maluquinho, e, atualmente, um dos mais conhecidos e aclamados escritores infantis do Brasil.




Refeitório
Quem é Maria Clara Machado?



Maria Clara Machado (Belo Horizonte, 3 de abril de 1921 / 30 de abril de 2001) foi um escritora e dramaturga brasileira, autora de famosas peças infantis.
Escreveu “Pluft, o fantasminha”, “O cavalinho azul”, “A bruxinha que era boa” e “A menina e o vento”. Maria Clara Machado escreveu mais de 25 peças.





9 comentários:

  1. Oi Deyse também sou professora e amo literatura infantil. Maravilhosa esta seleção de autores infantis, foi de grande ajuda para o trabalho de leitura que desenvolvo em minha escola.
    MUITÍSSIMO OBRIGADA! Irene Santos Juazeiro Ce

    ResponderExcluir
  2. Olá Deyse! Muito legal essa ideia de dar nomes de autores infantis às salas! Com certeza isso possibilitou momentos de busca, pesquisa e aquisição de novos conhecimentos às crianças, além de valorizar o trabalho desses excelentes profissionais! Parabéns pelo seu blog! Tudo de bommm! Abraçooo...

    ResponderExcluir
  3. Olá...sou coordenadora da educação infantil do colégio JP em Presidente Prudente e amei sua idéia. Vou coloca-la em pratica na minha escola.
    bjs
    sandra

    ResponderExcluir
  4. Querida Dayse,
    sou mãe de um menino de dez anos, descobri por acaso que tudo que ele toma contato de maneira prazeirosa acaba por se dedicar e muito... encontrei um livro de minha sobrinha e ele adorou, e desde então se interessa pelos livros... por isso, acho muito importante que as crianças tenham um contato muito feliz com os livros, pois assim eles serão leitores por prazer e não por dever! agradeço a vc e aos professores que lutam nessa direção!

    ResponderExcluir
  5. Nalda
    Olá Dayse também sou professora e aprecio muito literatura infantil. Maravilhosa esta seleção de autores infantis, foi de grande ajuda para o trabalho de leitura que desenvolvo em minha escola.

    MUITISSIMO OBRIGADA! BJS!!!

    ResponderExcluir
  6. Amei, este blog, sou apaixonada pela literatura infantil e estarei divulgando, valorizando e interagindo acerca deste tema!Parabéns por essa idéia e obrigada pela contribuição com o meu trabalho em sala de leitura!
    Um abraço.Irinalva

    ResponderExcluir
  7. Olá, achei interessanta a idéia, mas senti muita falta de representação de autores negros como Elisa Lucinda, Rogério Andrade, Madu Costa, Júlio Emilio Bras, Joel Rufino dos Santos,etc. Não são poucos . Quem são, vc os conhece... Os nomes das salas precisam representar a diversidade.
    Abraço!
    kel

    ResponderExcluir
  8. Sim, Kelly!! Acho Importantíssimo!! Estes nomes foram escolhidos por serem os mais representativos para as crianças naquele momento!! Elas próprias escolheram os nomes!! Inclusive, Julio Emílio Braz esteve em nossa escola na "Semana Literária", atividade que encerrou nosso projeto.
    Obrigada pelo comentário!!!

    ResponderExcluir