14 setembro 2010

Coordenação











Dez atribuições que um

Coordenador Pedagógico deve ter:

  1. Liderar o grupo na construção do Projeto Político Pedagógico. É o Coordenador que delimita as ações, estimula o grupo, abre novas perspectivas, ajuda a definir a linha de trabalho.
  2. Liderar o grupo na construção dos Projetos Pedagógicos Anuais, Projetos Individuais e todo planejamento feito na unidade escolar, ele é responsável por esta organização.
  3. Auxiliar o professor na execução de tais projetos, levando sugestões, novidades e soluções.
  4. Apresentar aos responsáveis a linha pedagógica da escola e como ela é desenvolvida.
  5. Estar atento aos diários de classe, relatórios redigidos pelos professores.
  6. Estar atento aos prazos, colaborar com o professor para a conclusão das atividades de forma coerente e satisfatória.
  7. Receber os responsáveis, tirar dúvidas, resolver pequenos conflitos, sempre buscando o bem estar de todos.
  8. Acompanhar a avaliação da aprendizagem dos educandos, auxiliando o professor nesta tarefa.
  9. Colaborar na busca de estratégias para trazer a família à escola.
  10. Manter o corpo docente sempre atualizado, levando textos de estudo, reflexões, dinâmicas que promovam uma formação continuada.
Três qualidades do Coordenador Pedagógico:

  1. Criatividade – Ele deve sempre trazer novas idéias, estar bem informado e atualizado tanto com o que acontece no mundo, quanto as novidades tecnológicas.
  2. Bom relacionamento interpessoal – O Coordenador deve ter um bom relacionamento com todos, ser imparcial em alguma questão onde haja divergências no grupo. Deve buscar sempre a união.
  3. “Jogo de cintura” – Existem situações onde o Coordenador deve, ou atuar de forma decisiva, buscando a melhor maneira de solucionar problemas.

Por Dayse Malagole

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