29 maio 2010

Voltei!!

Blog devidamente reinaugurado,

fita cortada e mãos a obra!!


Ficou bonito?


A proposta do blog continua a mesma, coleções!

Aqui é o lugar onde eu guardo o meu acervo de informações interessantes sobre EDUCAÇÃO, os textos que leio e gosto, vídeos, poesias, histórias, imagens, enfim, sugestões para mim e para você, se quiser, é claro!!

Um grande beijo!!

Dayse

"Todo aprendizado é necessariamente mediado – e isso torna o papel do ensino e do professor mais ativo e determinante do que o previsto por Piaget e outros pensadores da educação, para quem cabe à escola facilitar um processo que só pode ser conduzido pelo própria aluno. Segundo Vygotsky, ao contrário, o primeiro contato da criança com novas atividades, habilidades ou informações deve ter a participação de um adulto. Ao internalizar um procedimento, a criança "se apropria" dele, tornando-o voluntário e independente."

http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/lev-vygotsky-teorico-423354.shtml


"enquanto sujeito do conhecimento, o homem não tem acesso direto aos objetos, mas acesso mediado, através de recortes do real, operados pelos sistemas simbólicos de que dispõe. Portanto, ele enfatiza a construção do conhecimento como uma interação mediada por várias relações, ou seja, o conhecimento não está sendo visto como uma ação do sujeito sobre a realidade, assim como no construtivismo, mas pela mediação feita por outros sujeitos. O outro social pode apresentar-se por meio de objetos, da organização do ambiente, do mundo cultural que rodeia o indivíduo."

Marta Kohl De Oliveira

Um comentário: